As eleições espanholas

A votação de domingo pode dar origem a cenários de instabilidade, mas também existe uma possibilidade de maioria que junta socialistas e liberais.

A Espanha vota em legislativas no domingo e as sondagens apontam para uma paisagem política fragmentada, onde pequenas diferenças na votação podem alterar os cenários de governabilidade. A Portugal convém uma Espanha próspera e estável, mas a questão da independência da Catalunha contribuiu para a crescente crispação e o reaparecimento de velhos fantasmas históricos. Tudo isto é perigoso. A votação de dia 28 pode agravar as incertezas, mas também é possível um resultado que permita uma legislatura sólida e consequente.

Os socialistas do PSOE, liderados por Pedro Sánchez, deverão vencer com folga, em redor de 28%, e o maior perdedor será quase certamente o PP, que escolheu um líder pouco convincente, Pablo Casado, que não irá além de 20%. A esquerda tem menos votos que a direita, mas esta, dividida em três formações, é penalizada pelo sistema eleitoral e ficará mais longe da maioria absoluta. Sánchez pode tentar uma coligação de esquerda com o partido que o levou ao poder, Unidos Podemos, e algumas sondagens admitem a possibilidade de ser viável um governo das duas formações da esquerda, com ajuda de partidos regionais (nacionalistas bascos ou valencianos).

A grande incógnita de domingo será saber se este bloco precisa dos soberanistas catalães para formar maioria. Se isso for necessário, a questão da independência ganha novo fôlego e o aumento da crispação é inevitável. Por outro lado, não é claro o que pode acontecer se houver maioria do PSOE com o Ciudadanos de Albert Rivera. Um eventual governo de coligação entre esquerda e centro, por muito que irritasse os actuais aliados de Sánchez, evitava a degradação política e acalmava a discussão soberanista. Esta solução seria a derrota para os nacionalistas catalães e permitia pacificar uma Espanha que se radicaliza lentamente, como que atraída pelos abismos do passado.

Mais Notícias
Comentários
Loading...