Donald Trump quer acelerar tecnologia da inteligência artificial

Uma ordem executiva do presidente americano coloca o governo federal a apoiar indústrias e universidades

O Presidente Donald Trump assinou uma ordem executiva «Iniciativa Americana de Inteligência Artificial» que pretende acelerar o desenvolvimento desta tecnologia nos EUA. A decisão pretende envolver o governo federal nos esforços da indústria e das universidades nas descobertas científicas ligadas à inteligência artificial (IA), abrangendo igualmente todos os desenvolvimentos na competitividade e segurança nacional.

A decisão do presidente norte-americano não atribui uma verba específica para este efeito, mas recomenda que as organizações do Estado concedam toda a prioridade ao financiamento da inteligência artificial. A pressa de Trump pode estar ligada a informações sobre prováveis avanços tecnológicos da China nesta matéria.

As maiores empresas americanas estão geralmente a fazer grandes investimentos em inteligência artificial, tecnologia que está a invadir todos os sectores da vida contemporânea, com aplicações como reconhecimento de rostos ou tradução instantânea, entre outras, incluindo medicina: por exemplo, desenvolvimento de algoritmos que vão permitir detectar padrões de saúde pública em larga escala. As questões de segurança têm igualmente preocupado a comunidade científica, mas existe sobretudo um grande entusiasmo pelas possibilidades destes avanços, que muitos comparam com a revolução dos semicondutores.

O jornal espanhol ABC dava conta de uma aplicação surpreendente da inteligência artificial, um projecto americano (Kairos) que procura antecipar as crises políticas e os acontecimentos mundiais, baseando-se na análise e interpretação dos dados disponíveis. No fundo, trata-se de uma espécie de CIA cibernética, capaz de fazer o trabalho de milhares de analistas humanos, sintetizando toda a informação relevante, que alguém isolado jamais poderia abarcar. Um país com estas capacidades poderia antecipar problemas e reagir antes dos acontecimentos.

Mais Notícias
Comentários
Loading...

Multipublicações

Marketeer
Influenciadores dominam Marketing Digital da Estée Lauder
Automonitor
Precisa de abastecer? Gasóleo desce a partir de segunda-feira