Partido de Narendra Modi vence eleições na Índia

Segundo as sondagens à boca das urnas, o primeiro-ministro foi o grande vencedor da maior votação democrática do mundo.

O primeiro-ministro indiano Narendra Modi terá vencido as eleições na Índia e prepara-se para governar no segundo mandato. A informação difundida pela imprensa indiana baseia-se em sondagens à boca das urnas que não permitem estabelecer a dimensão exacta da vitória do partido de Modi, Bharatiya Janata (BJP), e da coligação por ele liderada (NDA). Os números oficiais serão anunciados apenas na próxima quinta-feira e devem incluir o reforço das formações do nacionalismo hindu.

As eleições legislativas na Índia prolongaram-se por mais de um mês, em sete grandes vagas regionais, tendo votado 900 milhões de pessoas. Esta é, de longe, a maior votação democrática do mundo e os resultados são anunciados todos ao mesmo tempo. A câmara baixa do Parlamento indiano (Lok Sabha), que escolhe o governo, tem 543 eleitos, pelo que é necessário reunir uma maioria de 272 deputados.

Modi deverá ter garantido a eleição de um número entre 277 a 365, conforme as projecções divulgadas, bem à frente do Partido do Congresso, o maior da oposição, liderado por Rahul Gandhi. Em todas as sondagens, a proporção entre BJP e Congresso é de quatro para um, o que coloca grandes dúvidas sobre o futuro da oposição. A política indiana é extremamente fragmentada, o país é muito complexo, e as sondagens à boca das urnas dão a outros partidos à volta de 120 deputados.

A confirmarem-se estes valores, a vitória do BJP permitirá mais quatro anos de relativa estabilidade. Muitos analistas esperavam que Modi tivesse um mau resultado, sobretudo devido à subida dos nacionalistas hindus e as más condições económicas dos agricultores, mas se as sondagens estiverem correctas, o primeiro-ministro terá alargado a sua base de poder parlamentar. Em 2014, Modi surpreendeu o mundo, vencendo as eleições de maneira categórica, com 282 eleitos; juntando os partidos aliados foi possível formar um bloco governamental de 336.

Mais Notícias
Comentários
Loading...

Multipublicações

Marketeer
DriveNow chegará ao Meco durante o Super Bock Super Rock
Automonitor
Ao volante da nova geração do Renault Clio