Gelo instável em pelo menos um quarto da Antárctida Ocidental

A plataforma de gelo reduziu-se de forma substancial em 25 anos, concluiu uma equipa de cientistas que analisou 800 milhões de medições de satélites europeus.

O gelo da parte ocidental da Antárctida está instável em cerca de um quarto da sua extensão e, em certas zonas, foi reduzido a uma espessura de 122 metros em certas áreas. Este fenómeno, provocado pelo aumento da temperatura global, ameaça destruir rapidamente vários glaciares.

Esta é a conclusão principal de um estudo concluído por uma equipa internacional de cientistas, que analisou 25 anos de dados registados pelos satélites da Agência Espacial Europeia, em combinação com um modelo climático. Foram utilizadas 800 milhões de medições de quatro satélites.

Segundo os cientistas, liderados por Andy Shepherd, da Universidade de Leeds, não existe qualquer dúvida: em certas áreas da Antárctida, a perda de gelo é cinco vezes mais rápida do que no início do período estudado. O derretimento do gelo, aliás, não foi uniforme e acelera em certas zonas. Desde 1992, a área afectada alastrou a 24% da parte ocidental do continente e inclui a maioria das correntes de gelo da Antárctida. O estudo também permitiu separar efeitos locais temporários, por exemplo, alterações no padrão de queda de neve, de efeitos mais prolongados, nomeadamente o aumento da temperatura do oceano.

Segundo o professor Shepherd, incorporar o elemento da queda de neve permitiu detectar alterações mais fundamentais nos glaciares. «Vemos claramente uma onda de emagrecimento a alastrar pelos glaciares mais vulneráveis», explica o cientista. Esta investigação também demonstra a crescente importância dos satélites na avaliação das alterações climáticas.

As perdas de gelo da Antárctida estão a contribuir para o aumento do nível dos oceanos em todo o planeta, 4,6 milímetros desde 1992. Pode não parecer muito, mas é um efeito global de um fenómeno que vai continuar a corroer a maior massa de gelo do planeta.

Mais Notícias
Comentários
Loading...

Multipublicações

Marketeer
Influenciadores dominam Marketing Digital da Estée Lauder
Automonitor
Precisa de abastecer? Gasóleo desce a partir de segunda-feira