Leiloado o quadro mais caro de sempre de um artista asiático

A pintura a óleo do artista franco-chinês Zao Wou-Ki foi arrematado em leilão por 65.2 milhões de dólares, 28 vezes mais caro do que o valor por que foi comprado.

Foi um novo recorde para uma pintura asiática, tornando-se a pintura a óleo mais cara de um artista asiático alguma vez vendida em leilão.

A obra abstracta do falecido Zao Wou-Ki, de nome Juin-Octobre 1985, é um tríptico de 10 metros de comprimento e cerca de 2800 metros de altura e é a sua pintora com maiores dimensões.

O vendedor, um empresário de Tawain, comprou o quadro por 2.3 milhões de dólares em Maio de 2005 e lucrou 2,73% neste leilão da Sotheby`s. O comprador não foi divulgado pela leiloeira.

Este novo recorde diminui a diferença de valores entre os artistas asiáticos e ocidentais. Segundo o director executivo da Sotheby’s na Ásia, apesar de os observadores considerarem que a incerteza do mercado e as tensões comerciais poderão afectar o negócio da arte, estes resultados “provam que uma selecção cuidadosamente seleccionada de trabalhos de alta qualidade encontrará compradores”.

O recorde anterior de uma obra de arte asiática vendida em leilão foi em 2010, em Pequim, quando um pergaminho antigo foi vendido 64 milhões de dólares.

Mais Notícias
Comentários