Nova espécie de abelha descoberta em Portugal

Bióloga portuguesa encontra em Mértola insecto que a ciência até hoje desconhecia.

A bióloga portuguesa Ana Rita Gonçalves descobriu em 2016 uma nova espécie de abelha, nas margens da Ribeira do Vascão, em Mértola, quando passeava no local com amigos. Em entrevista à TSF, a cientista explicou que encontrou o insecto por acaso, tendo enviado a sua descoberta para um especialista que estava a concluir um catálogo de abelhas em Portugal. O exemplar, uma fêmea, acabou por ser identificado como pertencendo a uma nova espécie, denominada Protosmia lusitanica.

O artigo científico onde se confirma o achado foi publicado em Janeiro, assinado por Rita Gonçalves e pelo especialista francês Gerard Le Goff, que descreveu a espécie. Para já, só se conhece um único exemplar da Protosmia lusitanica, mas a Ribeira do Vascão é muito rica em biodiversidade, embora ainda pouco estudada.

As abelhas são vitais na polinização das plantas e o seu número está a diminuir em todo o mundo. «Apesar de sabermos que estão em extinção, ainda não as conhecemos totalmente», explicou Ana Rita Gonçalves, na mesma entrevista.

O estado de conservação das espécies de insectos em Portugal também é mal conhecido. «É fundamental termos este conhecimento», explicou a cientista. «Se não sabemos que espécies existem, não conhecemos o meio à nossa volta. Às vezes, nem sabemos o que estamos a perder num grande incêndio ou quando se faz uma exploração mineira. As pessoas não sabem a riqueza que se perde».

Ana Rita Gonçalves está actualmente a fazer um mestrado em Biologia da Conservação na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa.

Mais Notícias
Comentários