Ikigai: o conselho japonês para se levantar mais cedo e melhor

Chama-se “ikigai” e é um conceito oriental que visa projectar a sua vida, para ser mais feliz.

A maior batalha diária pode ser levantar todas as manhãs. Não importa o quão preguiçoso seja ou que não tenha de se levantar cedo, o sono vence. É algo inevitável. As pestanas colam-se aos olhos e conseguir acordar é uma tarefa hercúlea para muitas pessoas, diariamente.

O “Ikigai” é um conceito japonês associado a um bom despertar, em que a pessoa se sente descansada, renovada e pronta para enfrentar o dia.
Definido como “o motivo pelo qual acorda todas as manhãs”, o “ikigai” também representa a qualidade de encontrar satisfação com conforto. A palavra é composta por dois caracteres: “iki” (vida) e “kai” (o resultado de uma determinada acção), como explica o bloguer espanhol Héctor García no livro “Ikigai: o segredo japonês de uma vida longa e feliz”.
Em qualquer dos casos, de acordo com The Independent, o “ikigai” simboliza não perder o propósito ou o rumo na vida, nem o entusiasmo pelas coisas que nos emocionam e nos fazem felizes.

Outro dos usos curiosos que a palavra tem dentro da cultura japonesa é referir-se a ela como a reforma. Na ilha japonesa de Okinawa vive uma população com características de longevidade, em que os habitantes consideram ter sempre desfrutado de uma vida longa e satisfatória.
Portanto, se aplicarmos o termo na hora de nos levantarmos, todas as manhãs, talvez o “ikigai” ajude a levar a cabo a transformação para uma pessoa activa e sem preguiça matinal.

Segundo Ken Mogi, neurociêntista e autor do livro “Awakening Your Ikigai” (“Acorde o seu Ikigai”, em inglês), as principais características do “ikigai” são aceitar-se a si mesmo, estar ligado aos outros e à Natureza, assim como encontrar alegria em pequenas coisas. E aprender a doutrina do ‘ikigai’ não precisa envolver mudanças monumentais na sua rotina ou no seu modo de ser. Através de algumas acções simples, é possível aumentar a energia diária.

Pratique exercício
Aplicar o “ikigai” ao exercício é encontrar a actividade física que mais gosta e com a qual obtém mais prazer. E isso não implica ter que sofrer ou acordar muito cedo para ir a aulas de “spinning” às seis da manhã… Em vez disso, pode tentar fazer yoga na sala de estar, sair para uma caminhada ou mesmo dançar enquanto toma o pequeno-almoço.

Todos sabem que uma atitude positiva tem bons resultados. E isso é provado na cultura japonesa com a rotina de aquecimento matinal conhecida como “Radio Calistenia”. Durante as férias de Verão, é muito comum entre as crianças japonesas que frequentam a escola primária, levantarem-se muito cedo para realizar exercícios. Trata-se de um aquecimento muscular que fazem enquanto ouvem música e seguem as instruções dadas pela rádio.

Seja a passar cinco minutos a dançar, a fazer movimentos ao som da rádio ou a ir ao ginásio, já é suficiente.

Um pequeno-almoço abundante
A correria diária muitas vezes faz com que a primeira refeição do dia acabe por ser algo curto e rápido. No entanto, desfrutar de um pequeno-almoço saboroso pode fornecer ânimo e dinâmica. Segundo Ken Mogi, “não importa em que zona do mundo se encontre, se adquirir o hábito de comer os seus alimentos favoritos na primeira hora do dia, libertará dopamina, a hormona da felicidade e do entusiasmo”.

Isso não significa que tem de se esforçar para cozinhar um pequeno-almoço digno de Instagram. Se tem à sua espera um pequeno-almoço delicioso é mais provável que deixe o conforto dos lençóis assim que o estômago começar a roncar.

Um encontro social fortuito ou inesperado
A ideia de encontrar um amigo para tomar um café no início do dia poderá trazer enormes benefícios. Se, ao invés, for directamente trabalhar, o que implica acordar para passar oito ou nove horas no escritório, é provável que não tenha entusiasmo para começar o dia com energia. Além disso, ao regressar exausto a casa, é muito possível que os dias passem e sua vida social diminua.

Um dos pilares do “ikigai” é permanecer conectado com os outros. Arranjar tempo para encontrar alguém importante para si pode fazer maravilhas pelo seu humor. Mesmo que não tenha tempo para se sentar para uma conversa mais profunda, pode sempre enviar uma mensagem rápida a desejar um bom dia.
Pense nas coisas que podem fazê-lo feliz, e avance sem receio.

Mais Notícias
Comentários
Loading...

Multipublicações

Marketeer
DriveNow chegará ao Meco durante o Super Bock Super Rock
Automonitor
Ao volante da nova geração do Renault Clio