Spitzenkandidat: Manfred Weber foi o candidato escolhido pelo PPE

O alemão, líder do grupo do PPE no Parlamento Europeu, foi hoje escolhido como candidato deste grupo político (que inclui os partidos portugueses PSD e CDS-PP) ao cargo de presidente da Comissão Europeia.

No congresso do Partido Popular Europeu, que está a decorrer em Helsínquia (Finlândia), Manfred Weber foi hoje escolhido para encabeçar a lista do grupo na corrida à liderança da Comissão Europeia, no próximo ano.

O alemão recolheu 492 votos dos delegados, contra 127 de Alexander Stubb, antigo primeiro-ministro finlandês que também concorria.

Weber era o favorito, tendo contado desde o início com o apoio de Angela Merkel, assim como da geração mais jovem de líderes do PPE, como o chanceler austríaco Sebastian Kurz ou o primeiro ministro húngaro Viktor Orbán (o chefe de gabinete deste último terá dito que Weber seria uma escolha aceitável, já que é capaz de manter o partido unido em situações difíceis e sempre foi um bom parceiro de negociação.)

A eleição do spitzenkandidat, que pode ser traduzido como “o candidato principal”, é o processo de designação do presidente do executivo comunitário entre os cabeças de lista indicados pelas famílias políticas europeias. Depois de definida a composição do Parlamento Europeu o presidente da Comissão Europeia é depois escolhido pelos eurodeputados, tendo também de ter apoio dentro do Conselho Europeu.

Este processo foi inaugurado por ocasião das anteriores eleições europeias, em 2014. Antes, o presidente do executivo comunitário era escolhido pelo Conselho Europeu (constituído pelos chefes de Estado e de Governo da União Europeia) e, posteriormente, ratificado pelo Parlamento Europeu.

Mais Notícias
Comentários