Taxa de desemprego inalterável

Os dados foram hoje divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística: a taxa de desemprego, relativa ao terceiro trimestre do ano, não teve alterações face ao trimestre anterior. O mesmo já não se pode dizer face ao período homólogo.

De acordo com o INE, a população desempregada, estimada em 352,7 mil pessoas, manteve-se praticamente inalterada no terceiro trimestre deste ano, relativamente ao trimestre anterior. Significa que houve estagnação face ao 3 meses anteriores mas, face ao mesmo período do ano passado, este valor é inferior em 1,8 pontos percentuais.

Os valores actuais são os mais baixos da série iniciada no primeiro trimestre de 2011.

No que toca à taxa de desemprego entre os jovens (entre os 15 e os 24 anos), esta subiu para 20%, depois de ter registado 19,4% no trimestre anterior.

Ainda neste período, de acordo com o INE, do total de 2.209,3 mil jovens (dos 15 aos 34 anos), 9,9% (219,3 mil) não estavam empregados, nem a estudar ou em formação, significando mais 1,0 pontos percentuais do que no trimestre anterior.

Estão agora empregadas 4,9 milhões de pessoas, enquanto permanecem no desemprego 352,7 mil pessoas.

Nestas estimativas trimestrais foi considerada a população com 15 e mais anos e os valores não são ajustados de sazonalidade.

Mais Notícias
Comentários